Cactos epífitos ou cactos da floresta

Plantas de interior - Hatiora xgraeseri
Hatiora x graeseri, com flores brancas 
A minha obsessão por encontrar todas as espécies de plantas que povoam o imaginário da minha infância, teve o mais recente episódio com a compra de três cactos da floresta da espécie Hatiora x graeseri, um com flores brancas, outro com flores laranja e ainda outro com flores cor-de-rosa.

O meu primeiro grande desafio foi conseguir identificar corretamente a espécie da qual me recordava, e que estava num pequeno vaso, numa varanda ensolarada da casa onde vivi quando era criança. Para além da forma tipicamente achatada e segmentada do caule (os segmentos designam-se por filocládios ou cladódios), recordava-me ainda que esta planta produzia todos os invernos bonitas flores cor-de-rosa. Parecia uma tarefa fácil chegar ao nome correto da espécie... mas não foi.

Plantas de interior - Schlumbergera x buckleyi
Schlumbergera x buckleyi
Só após muita pesquisa, consegui finalmente chegar à conclusão de que a planta da minha infância corresponde à espécie Schlumbergera x buckleyi, que em Portugal se chama cacto-do-natal, no Brasil é conhecida por flor-de-maio e nos países de língua inglesa do hemisfério norte, corresponde ao verdadeiro Christmas Cactus.

Assim que comprei as plantas Hatiora, desconfiei de imediato que as mesmas não correspondiam à planta de interior da minha infância, a qual floria somente no inverno. Estávamos na primavera aqui em Portugal, e no entanto as Hatiora estavam cobertas de flores...

A melhor maneira de distinguir a Schlumbergera x buckleyi de outros cactos da floresta, passa por algumas regras muito simples: os segmentos do caule têm um recorte arredondado, as flores são pendentes e radialmente simétricas.

Plantas de interior - Flor do cacto-de-natal
Pormenor do filocládio com recorte arredondado e da flor simétrica do cacto-do-natal (Pt) ou flor-de maio (Br)

Para além da Schlumbergera x buckleyi , existe outra planta do mesmo género, que dá flores na mesma época do ano, e que por esse motivo também é conhecida por cacto-do-natal ou flor-de-maio, consoante o nosso país de língua portuguesa fique no hemisfério norte ou sul do planeta. Nos países de língua inglesa do hemisfério norte, a designação correta é Thanksgiving Cactus. Refiro-me à espécie Schlumbergera truncata e à imensa variedade de híbridos atualmente existentes.

Ao contrário da Schlumbergera x buckleyi, os filocládios da Schlumbergera truncata têm margens dentadas ou serrilhadas, com uns prolongamentos nas extremidades, semelhantes às pinças dos caranguejos. A flor também é bastante diferente e apresenta um aspeto invulgar, uma vez que não é simétrica.

Plantas de interior - Diferentes filocládios
À esquerda, filocládios com margens arredondadas e flores simétricas; à direita, filocládios com margens dentadas e flores assimétricas

© Dwight Sipler / CC BY 2.0

Voltemos pois às plantas com que comecei este artigo, as minhas recém-adquiridas Hatiora x graeseri, e que resultam de um cruzamento entre as espécies Hatiora gaertneri e Hatiora rosea. Também elas fazem parte do grupo dos cactos de floresta, todos eles originários das florestas do Sudeste do Brasil.

Ao contrário das plantas do género Schlumbergera, as do género Hatiora têm o seu período de floração na primavera, nos meses de abril ou maio. Como no hemisfério norte essa época coincide com a da Páscoa, as Hatiora também são conhecidas por cactos-da-páscoa ou nos países de língua inglesa por Easter Cactus. O período de floração no Brasil acontece em setembro ou outubro, pelo que as Hatiora também são conhecidas no nosso país irmão por cactos-da-primavera.

Para além da época de floração, existe alguma outra forma de distinguir morfologicamente os cactos-da-páscoa/cactos-da-primavera dos cactos-de-natal/flor-de-maio? Pese embora os filocládios das Hatiora também tenham margens arredondadas, a grande diferença reside nas flores, as quais são bastante diferentes das Schlumbergera x buckleyi. Veja as principais diferenças na foto seguinte: 

Plantas de interior - Diferenças nas flores
Flores das espécies Schlumbergera x buckleyi (cacto-do-natal - Pt / flor-de-maio - Br) e Hatiora gaertneri (cacto-da-páscoa - Pt / cacto-da-primavera - Br)

(dir.) © Kor!An / CC BY-SA 3.0(esq.) © James Gagen / CC BY-SA 2.0
No meu próximo artigo irei aprofundar um pouco mais a história taxonómica das Hatiora, bem como apresentar alguns conselhos sobre a melhor forma de cuidar destas magníficas plantas.