Pachira aquatica - A Planta da Boa Fortuna

Plantas de interior - Pachira aquatica
A minha Pachira aquatica
Planta-do-dinheiro, erva-da-fortuna, árvore-do-dinheiro... enfim, se a riqueza dependesse somente de possuirmos uma determinada planta de interior, então a tarefa estava bastante facilitada. Na verdade, muitas plantas de interior facilmente acessíveis a todos, estão associadas à riqueza e felicidade.

A espécie de que vos irei falar neste artigo, é uma aquisição relativamente recente no universo das plantas que trazemos para dentro de casa. O seu nome científico é Pachira aquatica, e no seu habitat natural, na orla de pântanos, rios e lagos, é uma árvore que pode atingir cerca de 18 metros de altura.

Porque motivo a Pachira está relacionada com dinheiro e boa sorte? 

A lenda que originou esta crença popular, diz que um pobre camponês pediu ajuda a Deus para sair da sua vida de pobreza. Como resposta, Deus colocou no seu caminho uma estranha árvore, que fez o pobre homem ficar intrigado, ao ponto de a ter desenraizado e levado para sua casa. O camponês percebeu que a estranha árvore crescia sem serem necessários grandes cuidados, mantendo-se forte e resistente. Decidiu aprender uma lição com essa árvore, e resolveu também ele ser resistente e teimoso nas coisas em que acreditava, sem esmorecer. Ao que parece, tornou-se um grande empresário e fez fortuna vendendo milhares de exemplares de Pachira aquatica.

A história real do sucesso desta planta não difere muito da lenda. Um camionista de Taiwan resolveu certo dia entrelaçar cinco Pachiras, tal e qual como uma trança de cabelo. A ideia pegou e hoje Taiwan é o maior exportador mundial desta planta.

Pachira aquatica ou munguba
Para terem uma ideia, em 2005 Taiwan exportou Pachira aquatica no valor de 7 milhões de dólares americanos, qualquer coisa como 5 milhões de euros ou 13 milhões de Reais. Talvez a crença na Ásia Oriental de que esta planta atrai dinheiro, seja verdadeira. É comum vê-la em escritórios, no Japão e na China, coberta de fitas vermelhas e outros símbolos de bom augúrio.

Os praticantes de Feng Shui também atribuem grande significado a esta "nova" planta de interior. As suas cinco folhas simbolizam os cinco elementos do Feng Shui: Madeira, água, terra, fogo e metal. A Pachira aquatica deverá ser colocada dentro de casa nos locais onde guardamos o dinheiro...

Quais os cuidados ideais para cuidar desta planta?

Luz: Forte mas indireta. Evite colocar a sua munguba ao sol, nas horas mais quentes de Verão.

Rega: Frequente no Verão. A terra deve ser mantida sempre (h)úmida. No inverno regar menos.

(H)umidade: Alta. Deve pulverizar frequentemente as folhas da sua Pachira.

Solo: A terra tem de ter muito boa drenagem. Convém pois juntar alguma areia, na proporção de 1/4 de areia para 3/4 de terra.

Temperatura: Muito versátil. Tente somente não ter a Pachira aquatica em salas aquecidas no inverno.

Adubação: 1 vez por mês, no verão.

Toxicidade: Não é tóxica, nem para o homem, nem para gatos!

Propagação: Estacas laterais e sementes.

Poda: Não é necessária.

A Pachira aquatica tem também a particularidade de produzir frutos comestíveis, que podem ser consumidos crus ou cozinhados. Produz flor, a qual é extremamente bela e invulgar, mas parece que só acontece quando a Pachira é plantada no exterior:

Plantas de interior - Flor da Pachira aquatica
Flor da Pachira aquatica - Fonte: Wikipedia (foto no Domínio Público)
Com vasos grandes, a sua Pachira crescerá proporcionalmente. Se a quisermos ter como Bonsai, então o tamanho do vaso deverá ser pequeno e devemos trocar a munguba duas vezes por ano para vasos novos, de tamanho apenas ligeiramente acima dos anteriores.

Leia também: