Crassula ovata em flor - Plantas de interior com manias

A primeira vez que mencionei no meu blog a Crassula ovata ou planta-jade, foi em Junho do ano passado, altura em que plantei um pequeno rebento desta espécie. 

A mesma entretanto cresceu qualquer coisita, mas é ainda uma planta muito jovem. Gostava no entanto de fazer com que o meu exemplar durasse muitos anos... Será possível? 

Ao que parece, tudo indica que sim. Ao pesquisar a Internet, não é difícil encontrar exemplares destas plantas com várias décadas de existência. Algumas estão inclusivamente à venda, pois cresceram tanto que os seus donos já não têm espaço para as manter em casa. Veja-se o exemplar da foto abaixo:

Plantas de interior - Jade-Emyr_jones-Port_Merrion
Crassula ovata de 27 anos cultivada por Emyr Jones, da cidade de Bala, no País de Gales - Fonte: Wikipedia
Para além da idade que alcançam, as crássulas têm outras particularidades. Refiro-me nomeadamente à dificuldade que alguns proprietários destas belas plantas têm para fazê-las florir. 

Ao que parece, o truque está em não lhes proporcionar "facilidades" durante o inverno. Para florirem, as plantas-jade precisam de sentir os dias a ficarem mais curtos, pelo que não se lhes deve proporcionar luz artificial. 

O frio também parece ter um papel importante na floração, pelo que não devemos ter estas plantas numa divisão da casa que seja aquecida durante o inverno. 

Pela pesquisa que efetuei, as crássulas só começam a sua floração quando têm três ou quatro anos, embora tenha encontrado histórias de exemplares que floriram com apenas dois anos. 

Será que esta informação sobre a temperatura e a quantidade de horas de luz é correta? Em Portugal, tanto no norte como no sul, o tempo tem estado invulgarmente escuro e frio, pelo que decidi observar alguns locais onde as crássulas crescem livremente, expostas às variações do clima. E não é que estão a dar flor? Ora vejam:

 Plantas de interior: Crassula ovata em flor
Planta-jade
Desculpem a qualidade da foto não ser a melhor, mas para além de fazer as Crassula ovata florirem, o frio fez também com que as minhas mãos não parassem de tremer... Alguém tem saudades do verão?